• O Gesso é uma ótima opção para decoração

     Mais uma vez dedico essa postagem para minha irma Raisa Paularie 

    O gesso é uma ótima opção para decoração de sala, pois é versátil, econômico e fácil de ser aplicado. 
     Além de decorar o ambiente, ele pode esconder ferragens e vigas, com forros lisos ou com detalhes. O gesso combina com qualquer tipo de residência e pode ter um estilo  decorativo clássico ou moderno, valorizando o espaço, mesmo que ele seja pequeno, pois ele aumenta o campo de visão.
    Os forros de gesso podem decorar um ambiente através de sanca, iluminação embutida, vitrais, colunas, entre outros. A sanca é uma moldura em gesso que pode ser aplicada em paredes, rodameio, rodapés, portas, tetos, vidros jateados e rodatetos. Pode ser aberta ou fechada, com vários desenhos e formatos, iluminação direta ou indireta, espessuras e linhas. Apesar de ser colocada geralmente na cor branca, algumas pessoas solcitam uma cor forte para uma decoração mais moderna e contemporânea.


    A sala fica um charme com uma decoração em gesso bem desenhada; a iluminação embutida deixa o cômodo mais sofisticado e bonito, principalmente quando é composta por lâmpadas com luzes coloridas. Esses pequenos detalhes fazem uma enorme diferença em sua sala, destacando – a e gerando a sensação de conforto. É mais uma alternativa para quem deseja arrumar seu cantinho de forma criativa e elegante.











    Os Donos desta cobertura ganharam uma sala de TV de 14 m² depois da reforma que abriu todo o vão embaixo da escada e recuou a parede oposta em direção a um dos quartos. Além disso, a área, que ficou mais aberta e arejada, recebeu um rebaixo de gesso: o rasgo no forro embute a agradável iluminação indireta. 



    Neste projeto, o gesso não apenas embute a iluminação indireta, proporcionando aconchego ao ambiente, como também abriga o trilho das portas de correr que comunicam o quarto de casal e o banheiro. As folhas, com acabamento de laca fosca, possuem delicados frisos na horizontal e puxadores entalhados na própria madeira.

    Integrado à sala, o quarto do apartamento tornou-se um aconchegante espaço de leitura. O rebaixo de gesso entrou em cena para disfarçar duas vigas de 45 cm que ficaram à mostra quando as paredes vieram abaixo. O objetivo foi criar um volume suave no teto, no formato de uma moldura, para demarcar o espaço. À noite, a iluminação escondida no vão do gesso cria um belo efeito na parede. Projeto de Carla Pontes.


    Neste living, o foco está em destacar com spots direcionáveis e lâmpadas dicroicas alguns pontos, como sofá e peças de arte. Para tanto, a iluminação foi embutida do forro de gesso, que também guarda os trilhos das cortinas. Os detalhes de traços retos e alongados da sanca emolduram o ambiente.



    Na reforma deste apartamento, a paredes vieram abaixo, integrando estar, sala de jantar e cozinha. Para esconder a viga da cozinha, à mostra em virtude da retirada de uma parede, o teto foi rebaixado com forro de gesso e nele embutiram-se luminárias com lâmpadas fluorescentes compactas. As sancas ganharam iluminação voltada para o teto, e os armários, spots embutidos. O mesmo forro “vaza” para a sala de jantar, onde foram instalados um pendente e spots com lâmpadas minidicroicas.



    O fundo Preto foi escolha do cliente, para isso, ele pintou a laje de preto, e criou um rebaixo com placas de gesso acartonado fixadas numa estrutura de alumínio. Como a estrutura não aparece, o volume da placa, pintada de branco, parece flutuar. As instalações de iluminação ficam escondidas entre o forro e o gesso.


    O gesso é um material versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos interessantes, especialmente em forros. 


    A biblioteca tem estantes pivotantes, de ferro e madeira, que funcionam como divisórias. “Equipadas com pinos e rolamentos, são superleves de manusear”, diz o arquiteto. “As duas da esquerda se movem de modo independente; as da direita giram juntas, em paralelo.“. 10. Em todo o apartamento, o rodapé é um só: um sarrafo de madeira (2 x 2 cm). 















                                                                     Sanca Fechada



    A iluminação indireta é mais aconcehgante, trás para o ambiente uma sensação agradável e não é tão invasiva.Ela é perfeita para usar em salas de home theater, salas de estar, quartos, corredores, hall social.Quando trabalhamos com ela, procuramos também trabalhar com o forro de gesso para diferentes efeitos e personalidade. É um trabalho conjunto.



    Sanca Aberta

    Pode ser feita com gesso placa como também pode ser feita com Dry Wall, destina-se a percorrer o perímetro ou determinadas paredes de salas, quartos, escritórios e etc. chama-se Sanca Aberta, pois na sua lateral entre a base e o teto existe um vão que é utilizado para fazer a iluminação indireta, onde a luz fica direcionada ao teto. Em sua base pode-se usar “SPOT`s” para se fazer iluminação voltada para as paredes ou não. Tanto sua largura como altura pode ser de tamanhos diferentes podendo assim dar um toque de originalidade e exclusividade em seu projeto.

    Sanca Invertida

    Como próprio nome diz é uma Sanca Invertida, onde a iluminação é indireta voltada para o teto em direção a parede diferente da Sanca Aberta onde a iluminação e voltada para o teto em direção ao centro do teto. Ela só pode ser feita acompanhada de rebaixamento de teto, ou seja, o Forro Rebaixado.
    E como na Sanca Aberta também existe um vão para a instalação de luz indireta. Tanto sua largura como altura pode ser de tamanhos diferentes podendo assim dar um toque de originalidade e exclusividade em seu projeto.


    Sanca Fechada

    Pode ser feita com gesso placa como também com Dry Wall, destina-se a percorrer o perímetro ou determinadas paredes de salas, quartos, escritórios e etc. Diferente da Sanca Aberta e Invertida, não há vão para que se possa fazer iluminação indireta, podendo apenas fazer iluminação voltada para o pisos ou paredes com diversos tipos de “SPOT`s”, e seu fechamento entre a base e o teto pode ser colocadas inúmeros tipos de molduras. Tanto sua largura como altura pode ser de tamanhos diferentes podendo assim dar um toque de originalidade e exclusividade em seu projeto

    Sanca Rasa

    É uma sanca extremamente baixa entre sua base e o teto entre 5 e 8 centímetros de altura pode ser aberta ou fechada, dá ao ambiente um toque de sofisticação.


    Espero que com essa dicas ajude todos na hora de fazer o gesso e principalmente a Iluminação!


















2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    http://www.universodogesso.com.br/servicos/forro

  2. Anônimo disse...

    tenho uma paREDE forrada de gesso com fixador para TV 26 polegadas. Desejo embutíla para dentro da parede, ficando como um quadro só com amoldura da TV para fora.
    Aguardo resposta e tempo de instalação - a TV já está fixada na parede com ferro adequado preso com buchas.

    Tânia

Postar um comentário